Para realizar as atividades obrigatórias de um bom empreendedor e abrir sua empresa de forma saudável é necessário fazer alguns ajustes estratégicos, que sem um bom método, como o Canvas Model, será quase impossível serem realizados em pouco tempo e de forma perfeita.
Para que sua empresa cresça é necessário que ela crie raízes fortes e bem-estruturadas, ou seja, desenhar um bom plano de negócios, realizar algumas pesquisas de mercado, fazer boas contratações, criar um relacionamento íntimo com seus clientes e parceiros e muito mais. Tudo isso parece extremamente complexo? Não sabe por onde começar? Temos a solução perfeita para o seu problema!
O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico para empresas, que também é utilizada para auxiliar na criação de novos negócios. O Business Model Canvas funciona como um mapa visual de nove blocos que detalham todo o projeto.
Dos criadores do Business Model Canvas, há o autor de dois best-sellers internacionais (Business Model Generation e Value Proposite Design) e o especialista em modelos de negócios com parceria com a Strategyzer.com.
Agora que apresentamos o BMC, conheça como aplicar em sua empresa:
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ToggleComo o Business Model Canvas facilitará sua vida
O Business Model Canvas é formado por um mural dividido em nove blocos. Entender a funcionalidade de cada um tornará seu trabalho como empreendedor muito mais simples e fácil. São eles:
Segmentos de Clientes
Comece preenchendo o bloco de segmento de clientes (Customers Segments), defina o seu público e mapeie exatamente o público para quem você deseja oferecer seus serviços. Desta forma, será possível apresentar maior valor em eu serviço e, também, criar estratégias precisas para alcançar seu público-alvo.
Proposta de Valor
Neste bloco são criadas propostas de Valor, ou seja, aquilo que atende à necessidade que o cliente está buscando quando se encontra com o seu produto/serviço. Um exemplo disto é Personalização, Apoio à Decisão, Rapidez, Redução de Custos, entre outros.
Tendo estes dois blocos prontos, a base para completar os outros blocos do Business Model Canvas já estará pronta.
Canais de distribuição
Após definida a proposta de valor e o seu público-alvo, ficará muito mais fácil definir os canais de distribuição, como você definirá os caminhos que levarão a sua proposta de valor até o seu cliente.
Ex: Site, e-mail, entrega em domicílio, etc.
Relacionamento com cliente
Uma boa estratégia de marketing não se limita em fazer o cliente comprar de sua marca. Tornar o cliente fã da sua empresa deve ser o principal motivo do Departamento de Marketing do seu negócio. Na parte de Relacionamento com o Cliente (Customer Relashionships), você deve definir estratégias para fidelizar o cliente a sua marca.
Ex: Canal de perguntas e respostas, Ouvidoria, SAC, Atendimento pós-venda e Serviços automatizados.
Recursos-Chave
Os Recursos-Chave (Key Resources) são os recursos ligados diretamente ao funcionamento do modelo de negócio. Podem ser Equipes, Máquinas, Investimentos e Plataformas de tecnologia, por exemplo.
Este bloco exige que você defina todos os recursos de que necessita. Entram, aqui, tudo aquilo que é imprescindível para a sua produção e distribuição de seus produtos e serviços. Lembre-se de todos os capitais que são fundamentais para a sua empresa, desde matérias-primas até profissionais.
Parcerias-chave
Determinar quem serão seus aliados nos negócios é muito importante. Neste bloco é preciso estabelecer quais serão seus parceiros, ou seja, empresas que o ajudarão a desenvolver seus projetos, contribuindo com as atividades e recursos-chave. Parceiros podem contribuir com produtos ou serviços que complementarão seu negócio.
Atividades-chave
O mural também fornece uma seção para que você estipule quais atividades serão fundamentais para que sua empresa possa funcionar. Aqui, você deve definir desde as ações que fazem parte da produção de seus bens e serviços até aquelas que poderão ser importantes para constituir uma ligação com seus parceiros, clientes e empregados.
Estrutura de custos
Determinante para controlar as finanças de sua empresa, neste bloco é possível estimar todos os gastos que serão necessários para manter os seus negócios. Você pode definir aqueles que serão os custos fixos (funcionários, materiais, etc.) e os custos variáveis que possam aparecer ao longo da trajetória de seu empreendimento.
Fontes de receita
Como seu produto/serviço irá gerar receita? Tendo como referência sua proposta de valor, calcule como será sua fonte de ganhos. Assinaturas? Vendas?
Organizar para crescer
Com a utilização da ferramenta do Business Model Canvas, a visão que você terá de todo o seu negócio permitirá uma base sólida para o seu desenvolvimento empresarial. É importante, antes de iniciar um projeto, que você saiba qual caminho traçar. E é este o principal objetivo do BMC.
Por isso, não perca tempo e monte já o seu mural com todos os blocos fundamentais para a gestão de seus negócios. Clique aqui para baixar o arquivo com o mapa, e já prepare os post-its! Você perceberá que tudo ficará mais fácil e você poderá criar estratégias mais eficazes. Lembre-se que para ter um controle maior de todo o potencial de seu empreendimento, é preciso que você o conheça bem.
E aí, preparado para dar o pontapé inicial na sua nova empresa? Comece pelo Business Model Canvas!