Ícone do site Monteiro & Graciano

Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança? Parte 2

4 dicas para aprimorar suas habilidades como líder coach

“Para ser o líder do seu segmento de atuação, você deve primeiro vencer as batalhais internas de sua própria empresa.”

Você, como gestor de sua empresa e um líder empresarial, não pode vencer as batalhas internas de sua empresa a menos que entenda como fazer com que seus funcionários tenham o melhor desempenho – e a como dar a eles o que precisam para aumentar a produtividade da sua empresa e ajudar os negócios a serem bem-sucedidos.
a
No artigo anterior falamos sobre como aumentar a produtividade da sua empresa através de um planejamento de demandas e prioridades antecipadamente, para que você possa utilizar o seu tempo de forma mais produtiva e eficiente.

No segundo artigo da série: Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança?, trazemos mais 4 dicas para você aprimorar suas habilidades de sua liderança, de modo a aumentar a eficácia e eficiência das suas ações, para assim inspirar seus  funcionários, promovendo uma força de trabalho mais engajada, que impulsionará o crescimento dos negócios.

Vamos lá?!

  1. Comece agora mesmo!

Por maior que seja o seu projeto de longo prazo, é importante começar de alguma forma. Hesitação, medo e insegurança desaparecem com a ação. Por exemplo, se você quiser escrever um livro, escreva uma palavra em um pedaço de papel. Expanda esta palavra em uma frase, depois um parágrafo e, em pouco tempo, você completará o capítulo inteiro.

Quais os próximos passos então?  Não espere… Faça!

Como fazer isso?

Liste etapa por etapa para a conclusão de todas as suas tarefas. Selecione por ordem de prioridade a tarefa e o projeto número um que você precisa executar. Comprometa-se a cumprir a cada tarefa pela ordem de prioridade e relevância determinada por você, sem atropelar a nenhuma delas e com muito foco. Tome as medidas necessárias para que este primeiro passo seja dado ainda hoje! E  tem mais! Garanta que isso seja cumprido diariamente

  1. Diga não às pequenas tarefas (não prioritárias)

Aprenda a dizer não a atividades que possam parecer urgentes, mas que o distraiam de realizar seus projetos importantes e de longo alcance. Se você gasta a maior parte de sua energia apagando incêndios, você nunca encontrará tempo para as atividades importantes de sua empresa e de sua vida.

Como fazer isso?

Quando alguém lhe pedir para fazer algo que não precise especificamente do seu toque particular, memorize esta frase e diga com um sorriso: “Oh, meu caro amigo, me desculpe. Receio não ter tempo para cuidar disso da maneira ou com o foco que o assunto merece. Obrigado por pensar em mim, porém não poderei lhe ajudar no momento”.

  1. Inicie com pequenos passos, tipo passos de bebê.

Muitos projetos de longo prazo nunca são iniciados porque todo o esforço para sua conclusão parece ser muito assustador. Quando nós assumimos um projeto inteiro de uma só vez, acabamos por ficar sobrecarregados. Comece com pequenos passos, isto é, passos que você sabe que poderá realizar. Quanto mais realista for a sua expectativa, melhor. Quando você ganha força, pode deixar a energia e a emoção do projeto assumirem o controle, e você estará totalmente envolvido.

Como fazer isso?

Observe a tarefa e o projeto número um que você escolheu na primeira etapa listada no item 1 deste artigo. Quebre esse passo em etapas menores e trabalhe na primeira delas. Simples assim! E você terá uma visão mais holística de tudo que precisará realizar para concluir cada etapa com êxito até atingir o todo.

  1. Organize seus compromissos semanalmente

Na noite de domingo, planeje todas as suas tarefas e projetos de longo prazo para a semana inteira. Durante a semana, dedique tempo todos os dias, concentrando-se em projetos priorizados, e você ficará agradavelmente surpreso com os resultados. Integre os aspectos dos objetivos de longo prazo em sua lista de tarefas diárias e você realizará seus projetos mais importantes um a um.

Como fazer isso?

Escolha um local tranquilo e planeje suas atividades em um planner diário para a semana seguinte.

Como líder, existem diversas maneiras de melhorar o desempenho de sua equipe, de modo a aumentar a produtividade da sua empresa.. No entanto, se a sua produtividade como líder deixar a desejar, eles não se sentirão inspirados a realizar suas tarefas com afinco e dedicação necessárias. E, com isso, seus resultados como “capitão do time” serão comprometidos, e toda a produtividade da empresa ficará prejudicada. É por isso que melhorar a sua produtividade antes de se preocupar com produtividade da sua equipe deve ser sua maior prioridade. Isso, se você quiser atuar como um líder coach e ter sucesso como gestor empresarial.

Simplificando, quando sua produtividade como líder é alta, toda sua equipe se torna mais produtiva, os resultados de todos os seus esforços se multiplicarão e a produtividade da sua empresa estará sempre em alta, com toda certeza!

Reflita sobre isso e aguarde o nosso próximo artigo da série: Como aumentar a produtividade da sua empresa através da sua liderança? Parte 3.

Está imperdível!

Até breve…

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile