A contabilidade gerencial é capaz de trazer uma nova perspectiva sobre os resultados e processos do seu negócio. Entenda, postagem de hoje, como usá-la ao seu favor.
Qualquer empresa necessita ter informações específicas e exatas sobre as suas situações econômica e financeira, para que possa fazer uma melhor gestão das suas atividades, melhorar seu desempenho e elaborar um planejamento estratégico possível de ser executado com precisão, que permita a concretização dos seus objetivos organizacionais de pequeno, médio e longo prazo.
Mas, de que maneira a contabilidade, vista como uma área burocrática, contribui nesses componentes vitais para a sobrevivência das empresas?
Antes de responder essa pergunta, é necessário explicar o que é contabilidade e a sua relevância.
Table of Contents
ToggleO que é a contabilidade?
A contabilidade é a área responsável por identificar, registrar e demonstrar, de maneira contínua, como a situação monetária da empresa está.
Com as informações geradas sobre compras, vendas, pagamentos, obrigações trabalhistas e impostos, que a organização precisa pagar às autoridades governamentais competentes, a contabilidade expõe os indicadores reais dos campos econômico, financeiro e patrimonial da organização.
Sendo assim, essas informações numéricas dão discernimento à empresa de quanto lucrou, de quanto deve, do quanto está em conformidade com as suas obrigações legais, quais gastos são supérfluos em suas atividades e o que podem ser reduzido e/ou eliminado.
Em resumo, a área contábil é responsável por:
- Registrar e demonstrar fatos de maneira numérica (monetária);
- Elaborar e implantar um sistema de gestão adequado ao porte e atividades econômica/social específicas da empresa;
- Expor, de maneira periódica, as realidades econômica, financeira e patrimonial;
- Analisar e apurar os indicadores gerados para indicar alterações, melhorias ou reduções, em dadas áreas da organização, para que ela atue de maneira mais rentável no seu segmento;
- Fazer a previsão de pagamentos a serem efetuados, o quanto receber de terceiros, antecipar possíveis contratempos e precisar lucros.
Portanto, todas as responsabilidades descritas acima são realizadas pela área contábil, mediante prestação de diversos serviços dos quais merecem destaque:
Abertura de empresa
Nesta etapa, a área contábil auxilia em processos e procedimentos inerentes à abertura do negócio como:
- Determinar o tipo mais indicado de empresa a ser formalizado;
- Escolher os códigos de atividade da empresa, como o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) – indicador numérico consultado pelos agentes regulamentadores de fiscalização tributária no Brasil, para identificar o quanto as empresas estão em dia com suas obrigações fiscais;
- Mapear e explicar as alíquotas de impostos que serão pagas futuramente, bem como ajudar na escolha do regime tributário mais indicado ao negócio;
- Selecionar os indicadores financeiros que serão geridos quando a empresa iniciar as suas atividades;
- Selecionar o plano de serviços contábeis mais úteis à organização.
Alterações contratuais
No ciclo de vida de uma empresa, alterar documentos como:
- alvará,
- contrato social,
- entre outros.
É algo provável, e a área contábil também presta assistência nesses processos.
Escrituração contábil
Registro e emissão de livros que contêm os movimentos financeiros e econômicos da empresa como:
- Balancetes mensais,
- créditos e
- débitos.
Emissão de guias dos impostos
Apuração dos impostos que a empresa deve pagar e também compreende a elaboração das guias que comprovam o pagamento desses impostos.
Apuração e elaboração dos documentos das folhas de pagamento
Compreende o recolhimento e emissão de componentes das folhas de pagamento:
- Contracheques dos colaboradores;
- Guias do Imposto de renda retido na fonte, INSS, fundo de garantia por tempo de serviço,
- CAGED (Cadastro Geral de Empregados e desempregados), entre outros.
Contribuição na gestão tributária
Identificação de caminhos legalmente previstos e adequados para reduzir o pagamento de impostos.
Realização dos procedimentos no fechamento da organização
Independente do porte, a área contábil auxilia no fechamento de uma empresa, ao lidar com procedimentos como:
- Movimentação (giro) de estoques;
- Desligamento de funcionários;
- Listar e indicar os débitos com credores (bancos e fornecedores), além dos impostos que não foram pagos dentro dos prazos adequados.
Contudo, com todos estes serviços, a área contábil é responsável por ajudar a empresa tanto nas suas operações cotidianas quanto nos projetos que requerem planejamento e investimento mais elaborados.
Além do mais, é por intermédio da contabilidade que a organização constrói relações respeitosas e adequadas, em termos jurídicos com órgãos regulamentadores e clientes internos (colaboradores), o que fortalece positivamente a sua imagem e reforça importantes e desejáveis indicadores, como ética, responsabilidade e consciência social.
Portanto, caso deseje ser assessorado por um escritório contábil que preste todos esses serviços com eficiência e comprometimento, entre em contato conosco!